Cuiabá (MT), 24 de outubro de 2017 - 02:40

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Várzea Grande

09/10/2017 09:13

Saúde inova no atendimento e leva ao “ Prati-Cidade” serviços de raio-x

Reporter

Kamila Arruda

O ‘Prati-Cidade’ inova na oferta de serviço de Saúde. Além de disponibilizar médicos especialistas, serviços odontológicos, de vacinação, de distribuição de medicamentos, exames de oftalmologia, câncer de mama, do  colo uterino, aferição de pressão, glicemia, leva ao mutirão social uma unidade móvel de raio-X. Os atendimentos ocorreram no bairro Jardim União, na Escola Municipal de Educação Básica Mário Antunes de Almeida.

A medida faz parte do projeto 'Cantinho Rosa', o qual integra o mutirão social 'Prati- Cidade' . Para realizar os procedimentos de raios-X, a Secretaria de Saúde levou até ao bairro um equipamento móvel instalado em um caminhão.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Nígima Luciana do Nascimento, a intenção é reduzir uma fila de espera de aproximadamente um mês. “Esta é a primeira vez que a Secretaria de Saúde realiza este atendimento in loco. Cerca de 50 pacientes da região que faziam parte da lista de espera da Central Única de Regulação foram atendidos próximos de suas casas, no mutirão ‘Prati-Cidade’. A Central entrou em contato com os pacientes para realização dos exames. Uma inovação que deu certo pela agilidade no atendimento e mais conforto ao paciente. Uma medida de respeito ao cidadão que necessita dos serviços do Sistema Único de Saúde”, disse ela.

Outro fator importante na prestação de serviços do ‘Cantinho Rosa’, foram  as ações e exames preventivos contra os cânceres de mama e colo uterino que estiveram a disposição das comunidades do Jardim União, do Jardim Vasconcelos, da Cohab Cristo Rei, Oito de Março, São Sebastião, Boa Esperança e Maringá III, onde as mulheres tiveram acesso aos exames preventivos. “ Todas essas ações preventivas fazem parte da Campanha ‘Outubro Rosa’, mês de conscientização ao combate do câncer de mama e câncer do colo do útero. Todas as unidades de Saúde de Várzea Grande estão atendendo e disponibilizandoàs mulheres os exames preventivos. Estar no ‘Prati-Cidade’, também e mais uma estratégia de alcançar meta de atendimento na saúde preventiva e oportunizar as participantes do mutirão a fazerem os exames de prevenção à Saúde da Mulher. É a Saúde mais próxima da população .”

A moradora do Jardim União, Vinicias da Silva de 42 anos, mãe de três filhos, disse que nunca havia feito exames de prevenção de câncer. “Fiquei curiosa, entrei na fila, e as enfermeiras disseram que iam realizar os exames. Me  ensinaram a fazer o autoexame de mama, e ainda saí com o papel para fazer a mamografia. Fiquei satisfeita e aliviada, em poder fazer os exames, foi uma oportunidade e tanto”, disse ela.

Vinicuis Bruno, de 34 anos, era um dos que aguardavam para realizar o exame de raio-x. “Facilitou a nossa vida, porque além de fazermos o exame perto de casa, foi rápido e não fiquei esperando. Achei que ia ficar mais tempo na fila do SUS, e graças a Deus só faltava esse exame para voltar ao médico e seguir com o tratamento. A Prefeitura acertou em fazer o mutirão na nossa comunidade, está de parabéns”, disse.

Além do procedimento de raio-X, também foram disponibilizados para aos moradores  atendimento médico, aferição de pressão e glicemia, vacinas, exames oftalmológicos, entrega de medicamentos, atualização do cartão do SUS, orientações a cerca de planejamento familiar e inscrições no bolsa família.

Profissionais da saúde bucal e doenças sexualmente transmissíveis (DST), também se fizeram presentes. Já sobre os serviços de prevenção ao câncer de mama, houve coleta de CCO, auto-exame e agendamento de mamografias.

A programação do Outubro Rosa se estende durante todo o mês. Neste período, todas as unidades de saúde do município estarão realizando atendimentos voltados para a prevenção da doença. Uma parceria foi estabelecida com a Secretaria de Educação possibilitando a realização do projeto nas escolas da rede estadual, as quais funcionam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No total, são nove unidades educacionais localizadas em regiões que não possuem unidades de saúde.


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo