Cuiabá (MT), 21 de outubro de 2017 - 10:47

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Várzea Grande

04/10/2017 22:00

Escola municipal “Emanuel Benedito de Arruda” recebe prêmio de gestão escolar e se credencia para disputa nacional

Reporter

Rafaela Maximiano

A Escola Municipal de Educação Básica “Emanuel Benedito de Arruda”, localizada no bairro Santa Maria em Várzea Grande, venceu a edição 2017 do Prêmio de Gestão Escolar promovido pelo Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A escola concorreu com outras 40 unidades públicas do ensino regular de educação básica do estado de Mato Grosso. Ao todo 05 escolas municipais de Várzea Grande participaram da seletiva estadual. 

“O resultado positivo é fruto do trabalho dos nossos educadores, pois neste universo de 41 escolas públicas, 20 unidades foram selecionadas para a final e as nossas cinco escolas participantes estavam nesse grupo seleto”, comemora o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidelis, informando que a Escola Municipal de Educação Básica “Emanuel Benedito de Arruda” representará o Estado de Mato Grosso como escola pública matogrossense com melhor qualidade na gestão escolar etapa Centro Oeste do Prêmio Nacional que ocorre 10 de outubro em Florianópolis.

“Vemos que o objetivo da premiação é estimular escolas públicas a mostrar o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo contínuo de melhoria na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação realizada em várias etapas. A partir desses documentos, o comitê gestor nacional do prêmio avalia as dimensões da gestão pedagógica, gestão participativa, gestão de serviços e recursos, gestão de resultados e gestão de pessoas. Após vencer a etapa estadual, vamos para final nacional concorrer ao título de Escola Referência Brasil”, informa o secretário de Educação.

De acordo com as superintendentes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Benedita Ponce e Gonçalina Rondon, esta é a 16ª edição do prêmio, que desde 2011, tornou-se bianual. “Essa iniciativa contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público. As escolas vencedoras nacionalmente são premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores. Mas para a gestão pública de educação a maior premiação é saber que estamos no caminho certo melhorando a cada dia a educação oferecida à sociedade várzeagrandense, pois, ao analisar os processos de gestão da escola, elaboramos um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados são reconhecidos”, avalia Benedita Ponce.

Silvio Fidelis também informa que uma segunda escola várzeagrandense alcançou o terceiro lugar na classificação geral matogrossense, a Escola Municipal de Educação Básica “Abdala José de Almeida” do bairro São Mateus. “Os municípios que tiveram escolas premiadas pela qualidade da sua educação foram Várzea Grande, Primavera do Leste, Paranatinga e Juara”, informou Fidelis enfatizando a importância da gestão escolar para a qualidade da educação. “Às vezes você pega duas escolas com as mesmas condições, mesmos salários, mesmos recursos, mesmo ambiente social e uma tem um resultado muito melhor que a outra. A diferença está na gestão dos professores, conselho escolar e pais de alunos. Essas experiências revelam que é possível construir novos procedimentos baseados na convivência com os pais, com a comunidade, na disciplina, no acolhimento, no estímulo à leitura, entre outros fatores”, completou.

Segundo ainda Silvio a intenção do Ministério de Educação é publicar um material em parceria com o Consed para divulgar as boas iniciativas vencedoras do Prêmio Gestão Escolar. “Estamos confiantes que o trabalho em políticas educacionais desenvolvidas em nosso município irá se destacar com qualidade, criatividade e inovação”, pontuou Silvio Fidelis.

Prêmio Gestão Escolar - Para o concurso, Várzea Grande montou um comitê local onde 26 escolas passaram por análise e visitas in loco. Ao final, quatro unidades de educação básica e um centro municipal de educação infantil foram inscritos para participar. Foram elas EMEB “Emanuel Benedito de Arruda” vencedora do certame, EMEB “Abdala José de Almeida” terceira classificada no certame, EMEB “Ari Leite de Campos”, EMEB “Honorato Pedroso de Barros” e a CMEI “Manuel Rosa de Figueiredo”.

A superintendente pedagógica Benedita Ponce relata que ao fazer o cadastro, os diretores tiveram acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação o qual foi construído com a comunidade escolar. 

“O resultado de todo esse empenho mostrou nossas boas práticas, incentivo ao aprimoramento dos processos de gestão e promoção de ações que possibilitam a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas praticas estratégias. Com certeza ter participado foi um ganho para a comunidade escolar que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos de gestão”, ressalta Silvio Fidelis que acredita no fortalecimento e na qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas como estratégias essenciais para a melhoria da qualidade de ensino e para a fiscalização pela comunidade escolar nos diferentes processos de aprendizado. 


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo