Cuiabá (MT), 21 de outubro de 2017 - 10:43

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Várzea Grande

03/10/2017 16:39

Câmara Municipal realiza sessão solene em alusão ao >Outubro Rosa>

Várzea Grande abriu hoje (3) as atividades de conscientização em relação ao ‘Outubro Rosa’, mês dedicado à prevenção e ao combate do câncer de mama. Nessa manhã, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene, alusiva ao movimento, que contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Kathe Maria Martins, que foi presidida pelo presidente da Casa, o vereador Francisco Benedito Curvo (Chico Curvo) e pela vereadora Gisa Barros, a única mulher a ocupar cargo na atual legislatura.

A sessão reuniu servidoras e servidores do Executivo e do Legislativo, lideranças comunitárias e servidoras do Poder Judiciário. Na mensagem de abertura da campanha internacional em prol da saúde da mulher, a secretária Kathe Martins, reforçou a importância da campanha, celebrada em todo mês de outubro. “Somente a prevenção pode levar à eficácia dos resultados. Hoje sabemos que quando detectado de forma rápida, as chances de cura são de até 90%, no entanto, o câncer de mama é a doença que mais acomete mulheres, não apenas em Várzea Grande, como em todo Estado, no país e no mundo”.

A secretária aproveitou o momento para parabenizar a sociedade várzeagrandense, que conforme ela disse, “sempre se mobiliza em prol do próximo e adere às campanhas lançadas ou intensificadas pelo Município”. Ela reforçou o convite para a ação desta tarde, o ‘Abraço Rosa’, que será realizado em frente ao Paço Municipal, a partir das 17h30.

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a partir do dia 03, o movimento popular internacionalmente conhecido como "Outubro Rosa". O evento estimula e conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, preservando a integridade e a saúde da mulher.

A abertura oficial do ‘Outubro Rosa’ ocorre dia 03, com o ato ‘Abraço Rosa, às 17h30 em frente à Prefeitura Municipal de Várzea Grande.

“Hoje damos início a uma programação intensiva de proteção à saúde da mulher. O 'Abraço Rosa', símbolo da adesão à campanha, contará ainda com uma programação cultural e apresentações da Banda Municipal, do projeto ‘Juventude Ativa’ e Siriri. Também a partir desta data as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão serviços diversos como exames para detectar a incidência dos cânceres de mama e do colo do útero, além de orientações e dicas de médicos especialistas na prevenção das mesmas. A partir do dia 11/10, todas as quartas-feiras, em frente à Secretaria de Saúde as mulheres podem buscar o ‘Espaço Saúde e Beleza Rosa’”.

Como lembrou a vereadora Gisa Barros, o câncer de mama pode surgir em qualquer idade, hoje mulheres que ainda não chegaram aos 30 anos estão aprendendo a lidar e a combater a doença. “Dados revelam que o câncer de mama representa 22% de todos os casos de descoberta de cânceres no país, por isso o autoexame tem de ser feito mensalmente, adotado na rotina de cada uma de nós”.

O presidente da Câmara, Francisco Benedito Curvo, reforçou que a prevenção, a conscientização da importância do autoexame e os esclarecimentos que o ‘Outubro Rosa’ massificam, são essenciais para que cada vez mais e mais mulheres possam ter qualidade de vida. “A busca ativa e o conhecimento, e principalmente a informação de que o câncer de mama pode acometer mulheres em todas as idades, podem ser fundamentais para salvar a vida de muitas mulheres”.

 


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo