Cuiabá (MT), 21 de outubro de 2017 - 10:48

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Várzea Grande

24/09/2017 17:28

Prefeita participa das comemorações pelos 111 anos do Souza Lima e 69 anos de Emancipação Política e Administrativa de Várzea Grande

Reporter

Rafaela Maximiano

O município de Várzea Grande possui 150 anos de Fundação (15 de maio de 1867) já sua Emancipação ocorreu 81 anos depois, em 23 de Setembro de 1.948. 

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, vereadores e secretários municipais, participaram na manhã deste  sábado,( 23) das comemorações dos 111 anos de Fundação do Distrito de Souza Lima, uma das comunidades mais antigas de Várzea Grande e  também aos 69 anos de Emancipação Política e Administrativa do município. As comemorações iniciaram com uma Celebração Litúrgica em Ação de Graças na igreja Santa Cruz, no Distrito de Souza Lima e se estenderam com desfile e apresentações culturais na quadra poliesportiva do bairro pelos alunos da escola estadual Irmãos do Caminho , da fanfarra da Escola Municipal de Educação Básica “ Dirce Leite de Campos e grupos culturais da comunidade”.

A prefeita Lucimar Campos ressaltou que celebrar o aniversário de uma localidade centenária como o Souza Lima, é reviver a história da comunidade, sua gente e a tradição familiar. “Celebrar é comemorar tudo que já foi vivido, toda a história e a contribuição que essa comunidade deixa e acrescenta para a cidade de Várzea Grande. A bandeira de Santa Cruz é uma das maiores demonstrações de fé e religiosidade da comunidade. As famílias daqui se unem em torno das suas tradições e costumes. Ao preservar essas riquezas a história continua sendo contada, de uma gente forte, trabalhadora e guerreira. O que torna um diferencial importante para o desenvolvimento da nossa querida Várzea Grande. E homenagear as mulheres desta localidade, que com suas mãos iniciaram as principais  tradição de tecer redes, fazer doces, produzir a farinha  e manter as festas religiosas, é de suma importância, pois  hoje filhos e netos demonstram neste desfile cívico o respeito e a preservação cultural da localidade iniciada por elas”.

Para a filha de Ursulina Lopes da Silva- dona Nhaú -  94 anos-,Luciana Maria da  Silva Assunção, prestar homenagens as  mulheres centenárias e guerreiras do Distrito Souza Lima é a demonstração do valor da família e o respeito aos moradores, filhos, netos e bisnetos, destas importantes mulheres que com fé, determinação e garra, constituíram  suas famílias , se instalaram no Souza Lima e seus atos, gestos e costumes marcam  e preservam até hoje  a história dos 111 da comunidade”.

“Não só minha mãe foi lembrada, com 94 anos, e que deixa  deixara marcas positivas  pelas suas atividades na criação da família na localidade, como também, outras grandes mulheres , já falecidas,que no seus gestos  de fazer doces, tecer redes, manter a dança do cururu e siriri, plantação de frutas regionais e hortas,fizeram do Souza Lima uma comunidade rica de tradição e cultura. Cito os nomes de dona Abegail Moraes e Silva, que deixou uma grande família tradicional desta comunidade, bem como Celestina Eugênia de Carvalho, Arenil Pereira Jardim, Matilde Cassiana da Silva e Albertina Ferreira de Campos. Todas elas mulheres simples mas que deixam a história continuar.Usamos o tema para homenageá-las com  honra ‘A vitória vem da luta e a luta vem da força das mulheres guerreiras do Souza Lima’” disse Luciana Maria .

O distrito também ganhou uma grande operação com serviços de tapa buracos, patrolamento e cascalhamento, que  foi realizada pela secretaria municipal de Viação e Obras nas ruas do Distrito do Souza Lima. O bairro também recebeu os técnicos da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana que realizaram limpeza e remoção de entulhos nas vias públicas, troca e reposição de luminárias e lâmpadas, pintura e sinalização das ruas, entre outros serviços da administração pública.

O processo de emancipação político-administrativa de Várzea Grande também foi lembrado durante a cerimônia. “Comemorar os 69 anos de emancipação política e administrativa da nossa cidade é uma forma de promover a democracia e o direito aos serviços básicos para toda a população. Foi a partir de 23 de setembro de 1948 que Várzea Grande passou a ter representação política na busca de mais investimentos e melhores serviços para sua população”, disse a prefeita Lucimar abordando a importância da municipalização no que tange às condições de atendimento às demandas sociais e de infraestrutura.

 “É uma data importante, pois marca o desenvolvimento sócio-territorial, tendo em vista o crescimento significativo dos indicadores sociais, principalmente nas áreas de saúde e educação, serviços essenciais a toda a população”, lembrou Lucimar.

O município de Várzea Grande possui 150 anos de Fundação (15 de maio de 1867) já sua emancipação ocorreu 81 anos depois, em 23 de Setembro de 1.948. Em homenagem a esta data um bairro da cidade foi batizado com o nome de “23 de Setembro”. A lei 126 de 1948 foi assinada pelo então governador Arnaldo Estevão de Figueiredo.

Souza Lima :O Distrito de Souza Lima é um dos sete povoados localizados além do córrego Piçarrão e que recebeu esse nome para homenagear o médico Agostinho Souza Lima. O Projeto de Lei que deu nome à comunidade foi o de nº 178 de 30 de Outubro de 1.948. Há em Souza Lima tradicionais festas, muito prestigiadas até os tempos de hoje pelos visitantes e os moradores do próprio lugar, e, o distrito também é conhecido por dar origem ao mais famoso conjunto musical de Várzea Grande “Os 5 Morenos”.


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo