Cuiabá (MT), 21 de outubro de 2017 - 10:44

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Várzea Grande

22/09/2017 12:38

Alunos da Rede Municipal visitam aeroporto e adquirem conhecimento sobre logística aeroportuária

Reporter

Redação/Secom

O projeto visa contemplar as escolas públicas localizadas no entorno do aeroporto Internacional Marechal Rondon com visitas as instalações e acesso em sua estrutura 

Alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Emanuel Benedito de Arruda” visitaram na tarde desta quinta-feira (21), as dependências do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, por meio do Projeto ‘ASAS’ implementado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Câmara Municipal.  

O projeto visa contemplar as escolas públicas localizadas no entorno do aeroporto Internacional Marechal Rondon com visitas as instalações e acesso em sua estrutura. Trata-se de um projeto socioeducativo, voltado a crianças e adolescentes, visando contribuir com o desenvolvimento físico, social e intelectual, oportunizando ampliação de conhecimento e vivência,  estimulando o convívio social, buscando assim,  resignificar valores, formando cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, cientes de seus deveres e direitos.

“Talvez nenhum deles já tenha tido a oportunidade de viajar de avião, mas a experiência de conhecer o funcionamento do Aeroporto Marechal Rondon, e estar ao lado de um avião certamente deixou esse sonho muito mais próximo. Durante a visita, os alunos conheceram de perto alguns setores do aeroporto, como as áreas destinadas ao Corpo de Bombeiros, onde receberam informações técnicas de combate a incêndios e sobre os equipamentos utilizados, mas, principalmente, como é feito o trabalho de prevenção. No Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) foi local em que as crianças mais aproveitaram da visita por conhecer helicóptero e suas funções, além dos hangares no acesso a aeronaves”, enfatizou a superintendente da INFRAERO, Bárbara Antônia dos Reis Netto. Bárbara completa ainda dizendo que as crianças também participaram de palestra conscientização moral, civismo e ambiental para multiplicação de informação na sociedade.

As temáticas sobre o uso de lanternas de laser e a prática de empinar pipas no entorno do aeroporto também foram esclarecidos aos estudantes, visto que a proposta do projeto é prevenção de acidentes aéreos no entorno de aeroportos.  Informações sobre os procedimentos necessários para a realização de um voo seguro por pilotos, mecânicos de aeronaves e técnicos operacionais de UTI Aérea foram temáticas da visita.

A superintendente Bárbara Netto, afirmou que o projeto ASAS é de conscientização das ações que devem ser evitadas no entorno do aeroporto para que se possa ter uma maior segurança nos procedimentos de pouso e decolagem. “Recebendo os alunos da Rede Municipal no aeroporto é possível passarmos estas noções de segurança, sistema operacional e demais atividades que são executadas de maneira eficaz”, pontuou.   

Para o vereador Ícaro Reveles, o projeto se torna importante na área de prevenção, uma vez que conscientiza não só os alunos, como todos moradores que moram no entorno do aeroporto. “Quando propus o projeto na Câmara Municipal para envolver a Secretaria de Educação e interagir com a INFRAERO foi no sentido de colaborar e propagar valores morais e cívicos, uma vez que trata de importante tema que é a prevenção de acidentes aéreos na cidade. Fatores externos como um simples ato de soltar uma pipa, ou acumular lixo em locais próximos da área, podem atrair pássaros o que ocasiona acidentes fatais. A informação de que estes fatores podem gerar consequências, principalmente dadas ao público infantil, pode ser evitado, pois são multiplicadores de conhecimento”, explica o vereador informando ainda que uma escola a cada mês será contemplada com o projeto.  

Para a diretora da escola, Josiane Maria da Silva visitar o aeroporto e suas estruturas é uma oportunidade impar para os alunos. “A maioria dos nossos alunos nunca conheceram o aeroporto, muito menos o acesso a uma aeronave. Acredito que a visita possa gerar mudanças de comportamentos e condutas. A experiência in loco é algo que pode transpor o conhecimento humano e intelectual das crianças”, destacou.

Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, as atividades extraclasse são extremamente válidas e agregam valor ao aprendizado e experiência na rotina escolar dos alunos. “Esse projeto desenvolvido pela INFRAERO dá a oportunidade aos nossos alunos de conhecer um universo de atividades que somente através dos estudos eles podem alcançar,  inclusive escolher uma profissão dentro dessas áreas demonstradas na visita” declarou. 


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo