Cuiabá (MT), 21 de outubro de 2017 - 10:44

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Várzea Grande

15/09/2017 16:19

Várzea Grande terá parto humanizado com inauguração da Rede Cegonha

Reporter

Marianna Peres

“Estruturar e organizar a saúde materno-infantil em nosso Município e assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, e acima de tudo, assegurar às crianças o direto ao nascimento seguro, bem como seu desenvolvimento e crescimento saudável. Essa é a nossa estratégia de gestão na atenção e no respeito à mulher”, disse a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, que ao lado do governador Pedro Taques, e do vice-prefeito, José Hazama, inaugurou nesta manhã (15), mais uma etapa das reformas do Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande.

Hoje foram entregues três salas de partos e enfermaria com doze leitos da Rede Cegonha, entrega da UTI Adulto, com dez leitos, e do Centro Cirúrgico com três salas. “Com mais essa conclusão, atingimos 70% do projeto de reconstrução, que visa, até o final desse ano, uma reforma em 100% da unidade”, destacou a prefeita.

Ainda sobre a área da saúde, a prefeita reforçou que “Várzea Grande passou a ter sempre boas notícias”. Como ela acrescentou, “as obras no Pronto-Socorro não são importantes apenas pelo aspecto estrutural, funcional e organizacional no atendimento aos SUS, mas, sobretudo, têm importância por proporcionar aos pacientes e aos profissionais de saúde acolhimento digno e humanizado”. A prefeita Lucimar pontuou que á atenção à área da saúde se dá por completo, com obras, com capacitação de pessoal e a dispensação contínua de insumos e medicamentos.

Para melhorar a eficiência na gestão da saúde, a prefeita sancionou, durante o ato de entrega das obras do Pronto-Socorro, a Lei 4.274/2017, que insere Várzea Grande no Consorcio Intermunicipal de Saúde (CONSUSMT), que vai possibilitar à prefeitura compras de insumos em forma de ‘pool’ (compras coletivas junto a outras cidades), garantindo qualidade nos produtos e preços justos. A lei sancionada hoje, ratificou o Protocolo de Intenções, firmado em julho, entre municípios mato-grossenses e a Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso. “Por meio dessa regulamentação, poderemos operacionalizar ações de Assistência Farmacêutica por meio da aquisição e distribuição de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços com destinação exclusiva à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, destacou que os recursos que estão sendo aplicados na Pasta, estão fazendo da saúde várzeagrandense referência, especialmente a UPA do Ipase, que é citada pelo Ministério da Saúde, como exemplo de gestão para atendimentos de urgência para o País. “Tudo isso mostra, a cada dia, a nossa saúde valorizada e compromissada”.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, fez questão de anunciar que nos próximos 90 dias as obras totais do Pronto-Socorro estarão completas, com a unidade 100% reforma e equipada. “Passaram-se 29 anos entre a inauguração dessa unidade e a sua primeira reforma estrutural. Em 1988, quando prefeito, eu inaugurei a primeira grande unidade de saúde de Várzea Grande. As obras nasceram no final da gestão do meu irmão, Júlio Campos, quando prefeito. Já como deputado constituinte, ajudou minha gestão na captação de recursos em Brasília para construção dessa obra”.

O ex-prefeito de Várzea Grande e ex-governador, Júlio Campos, pontuou que a reforma, depois de quase 30 anos, resgata a dignidade no atendimento aos usuários do SUS. “Não há dúvidas de que desde o primeiro dia de gestão da prefeita Lucimar, há pouco mais de dois anos, essa é a obra de maior impacto na qualidade de vida da população”.

Procurador Geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo, disse que as obras que estão em andamento e já concluídas no Pronto-Socorro, só estão sendo possíveis graças à gestão honesta desenvolvida pela atual gestão, que vem trabalhando com comprometimento na meta de melhorar Várzea Grande. “Em um momento de crise nacional, em que a economia vem caminhando a passos lentos, a gestão de recursos públicos passa a ser vital, é o pulo do gato de qualquer gestor, e por saber fazer uma administração transparente, é que a prefeitura de Várzea Grande está sempre inaugurando obras e estendendo os serviços básicos”.

Nessa mesma linha, o governador do Estado, Pedro Taques, ratificou sua avaliação sobre a administração municipal. Como ele mesmo disse, “todo o dinheiro que entra nos cofres públicos de Várzea Grande é tratado com respeito, zelo e por isso o trabalho aqui é sempre bem feito. A entrega de mais esta etapa de reformas do Pronto-Socorro é mais que um bom motivo para comemorar, é motivo de alegria, pois amplia a qualidade e a quantidade no atendimento pelo SUS, colabora para o resgate da saúde do Estado e passa a ser mais efetiva e resolutiva”.

Na ocasião,o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos anunciou uma nova inauguração na saúde. No dia 20 de outubro será aberta à população a primeira unidade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que vai funcionar na antiga unidade do Postão, em frente à caixa d´àgua da Avenida Filinto Müller, no Centro. “Vamos avançar na prestação dos serviços relativos à saúde bucal com tratamento dentário, inclusive, com a realização de canal (Endodontia) entre outros serviços especializados da odontologia”. Serão 20 cadeiras para atendimento simultâneo à população, com equipe especializada.

A cerimônia que reuniu mais de 500 pessoas contou com a presença de servidores do Pronto-Socorro e da saúde várzeagrandense, de vereadores, secretários e de convidados como o deputado estadual, Eduardo Botelho, atual presidente da Assembleia Legislativa, do presidente da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, Mauro Curvo, do ex-governador, Júlio Campos, do reitor do Univag, Dráuzio Medeiros, do delegado da Polícia Civil, Douglas Turíbio, do padre Marcos Reis, pároco da igreja Nossa Senhora da Guia e do deputado federal, Nilson Leitão.   


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo