Cuiabá (MT), 17 de agosto de 2017 - 11:32

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
Governomt trabalho infantil 468x60  1
Banner gov mt em acao 468x60  1

Várzea Grande

13/01/2017 11:31

Lucimar diz que VLT pode alavancar turismo em VG

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, esteve reunida na manhã desta quinta-feira (12), em seu gabinete, com empresários que representam o trade turístico do Município. Durante o encontro foram traçadas ações e políticas públicas integradas com o objetivo de alavancar o setor e a mobilidade urbana da cidade. Ficou claro entre todos os participantes, que o impulso ao segmento, que é um dos grandes prestadores de serviços local e também gerador de empregos, renda e tributos, passa pela conclusão das obras do VLT.

A retomada e o término desse modal de transportes foi o assunto também amplamente discutido com o secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos que anunciou o retorno das obras do VLT ainda no primeiro semestre desse ano à prefeita Lucimar Campos.

A prefeita informou aos representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Mato Grosso (ABIH/MT) que a retomada do VLT irá ser feita com a participação de representantes de Várzea Grande, como forma de corrigir erros que comprometeram o desenvolvimento da cidade nos últimos quatro anos, impactando severamente em perdas econômicas e sociais. “Vamos compor o Conselho Executivo e o Conselho Técnico. Sempre houve a preocupação em não isolar regiões, principalmente, o acesso ao aeroporto internacional e ao Centro da nossa cidade. Outro ponto que ficou bastante prejudicado foi o grande Cristo Rei e acreditamos que a nova engenharia vai possibilitar uma boa mobilidade urbana para essas localidades e interligá-las. Afinal, o VLT veio com a proposta de modernizar e agilizar o transporte urbano e agora será possível intervir de maneira responsável e pontual”.

Ainda conforme a prefeita, a Avenida da FEB que seria um modelo, um cartão de visitas, acabou sendo o local mais prejudicado do Estado. “Muitas empresas, somente nos últimos dois anos, fecharam as portas, trazendo um imenso prejuízo econômico e social para Várzea Grande, sem falar nessa enorme cicatriz dividindo a cidade. Agora com a notícia de fato da retomada do VLT, acreditamos recuperar e atrair novas empresas para aportar nesse corredor entre o aeroporto até a ponte Júlio Müller. Atrair investimentos e recuperar a mobilidade urbana dessa região vem ao encontro da política que traçamos para Várzea Grande e com certeza será um grande diferencial para a rede hoteleira instalada ao longo da faixa do VLT, bem como cria alternativas extras de fomento ao turismo, especialmente ao voltado à gastronomia”.

Acompanhada dos secretários municipais de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, de Governo, César Miranda, Serviços Públicos, Breno Gomes, Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes e do Assessor Especial, Olindo Pasinato, o Secretário Adjunto de Estado de  Turismo, Luis Carlos Nigro e do deputado estadual Jajah Neves, a prefeita pediu ainda a participação contínua do segmento em todas as ações da Administração Pública que envolva discussões da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. “Eu sempre digo, não estamos aqui, nem eu e nem minha equipe para governar sozinhos. Queremos parceiros, queremos a união de todos os setores, pessoas comprometidas. Porque o ganho social e econômico da cidade será uma conquista de todos e vai reverter em aumento de receita, de PIB, de progresso e desenvolvimento. Para isso, precisamos de todos”.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, pontuou que a atuação de Várzea Grande será eficiente e resolutiva. “O traçado que existe hoje para o VLT prejudicou a cidade, todos os setores, principalmente o turismo, pois a pessoa que chega ao aeroporto embarca no táxi e fica mais fácil seguir para Cuiabá do que ir até o Zero Quilômetro e retornar para o Centro ou mesmo para os hotéis aqui da Avenida Ponce de Arruda”. Como pontuou ainda o secretário, o VLT e o abandono das obras deixou prejuízos incomensuráveis aos comerciantes da Avenida da FEB e da Ponce de Arruda. “Tudo isso levou a um esvaziamento de investimentos, fuga de capital da nossa cidade, menos empregos e renda. Vamos reverter esse cenário juntamente com os governos Federal e Estadual”.

O presidente estadual da ABIH/MT, Luiz Verdun, disse que o objetivo da visita do segmento é pedir apoio dentro de políticas públicas de incremento ao turismo no Município em todas as suas manifestações, como gastronomia, artes, artesanato, hotelaria e demais atividades, que estejam direta ou indiretamente relacionadas colaborando para o desenvolvimento turístico sustentável, econômico e social. “O setor tem prioridades específicas, mas está vinculado as várias políticas administrativas municipais, em várias vertentes. A mobilidades urbana é a principal. A notícia positiva de que o modal do VLT de fato vai ser retomado já traz uma grande esperança ao setor devido ao momento de grande estagnação econômica pelo qual atravessamos. A ideia é somar ações para o enfrentamento da crise e que não prejudique o fomento da nossa economia”.

Durante a reunião, o trade turístico entregou ao secretário de Governo uma Carta de Compromissos com ações integradas de fomento ao turismo e a convite da prefeita, os membros da Associação se comprometeram a participar de forma ativa de encontros e reuniões do Conselho da Cidade, órgão terá seus membros empossados ainda na segunda quinzena desse mês.

Participaram da reunião, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDL), David Pintor, a superintendente da ABIH/MT, Vanice Marques, membros da diretoria que representam a rede hoteleira de Várzea Grande e os vereadores Pedro Paulo Tolares e Cleyton Guerra (Sardinha).


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1435x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo