Cuiabá (MT), 23 de maio de 2017 - 18:17

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
Banner governo abuso infantil 468x60
Banner aniversario cuiaba rapaz 468x60
Banner governo abuso infantil 468x60

Turismo

17/04/2017 14:05

Fechado após fogo queimar 80% da área, parque deve ganhar plano de prevenção a incêndio

Fechado desde 2014 por causa de uma queimada que destruiu 80% de sua vegetação, o parque estadual Serra Azul, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, deverá ganhar neste ano um plano de prevenção, controle e combate a incêndios florestais. A proposta deverá custar R$ 1 milhão, oriundos de compensação ambiental disponibilizado pelo Ministério Público do Estado.

O montante financeiro será usado para contratação de brigadistas, aquisição de equipamentos de combate, reforma das instalações do parque e estruturação de aceiros.

O parque tem 11 mil hectares com vegetação de cerrado e é uma das 46 unidades de conservação do estado. A unidade foi fechada em setembro de 2014 por recomendação do MPE depois de um incêndio ter queimado 80% da cobertura vegetal da área. Na época do fechamento, o plano de manejo do parque não estava implantado.

O plano de prevenção e combate a incêndios florestais foi elaborado a partir de pós-graduação em temática ambiental com foco em queimadas e conservação da Amazônia Legal, feita pela Secretaria de Gestão em parceria com o Corpo de Bombeiros.

A ideia é implantar o projeto piloto inicialmente no parque estadual Serra Azul e, depois, nas demais unidades de conservação do estado. A expectativa é que quando o plano estiver em funcionamento o número de ocorrência de incêndios florestais diminua.


Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo