Cuiabá (MT), 21 de outubro de 2017 - 10:22

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Prefeitura de Cuiabá

27/09/2017 23:57

Na data em que comemora 135 anos, Praça Alencastro é entregue à população

 

ANDRESSA SALES 

A Prefeitura de Cuiabá entrega nesta quinta-feira (28) à população a Praça Alencastro completamente revitalizada, data em que se comemora os 135 anos da sua inauguração. Paralelamente, segue a obra de construção da estação de ônibus, que faz parte do complexo e deve ser concluída no prazo de 90 dias. 

A abertura da praça cumpre mais uma etapa do plano de governo do prefeito Emanuel Pinheiro, que propõe a revitalização de todo o Centro Histórico de Cuiabá. Cartão postal de Cuiabá, a nova estrutura oferece acessibilidade e piso antiderrapante, além de corrimão. 

Rampas de acesso para cadeirantes em pontos estratégicos, calçadas adaptadas, placas indicativas, sinalização na horizontal, estacionamento especial foram implantados no local. 

As mudanças e melhorias vão desde o acabamento até a implementação de tecnologia e inovação.  Foram utilizados pouco mais de 3,6 mil metros quadrados de pisos cerâmicos e tátil, proporcionando aos visitantes um ambiente colorido, além de uma simetria visualmente tropical.

A grande novidade ficará por conta da fonte luminosa e sonora, que foi reconstituída, impermeabilizada e contará com motores bombeando a água para o show de manobras. A praça também conta com dez novos bustos de personalidades que marcam a história política de Mato Grosso. “É uma forma de homenageá-los pelos grandes serviços prestados à sociedade, passando pelo Marechal Cândido Rondon, ex-governador Garcia Neto e Dante de Oliveira”, explicou o prefeito. Pinheiro lembrou que a fonte luminosa foi construída pelo ex-prefeito da Capital, Vicente Vuolo, quando a Capital completou 245 anos.

Iluminada por lâmpadas de Led, dez postes foram instalados com quatro luminárias cada, cabeamentos subterrâneos para evitar acidentes e facilitar o tráfego local, lixeiras, floreiras com assentos de madeira produzidos com material reciclável - um misto de fibra resistente à chuva e sol e intempéries-, contendo ainda, em cinco delas árvore do tipo murta e oito palmeiras imperiais.

O tradicional coreto e árvore Figueira foram mantidos e revitalizados. O monumento de pedra, que reproduzia os Dez mandamentos da bíblia sagrada, devido à condição de deterioração será restaurada e em breve recolocada. Uma  antiga flamboyant foi removida por conta do seu estado de comprometimento e oferecendo risco. No entanto, outras árvores foram plantadas. 

A entrada do Palácio Alencastro também ganhou melhorias, com a manutenção da grama, plantio de palmeiras, iluminação, pintura das calçadas e do meio-fio.  Todo o trabalho foi realizado em conjunto pelas Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. 

A abertura da Praça, com as obras da estação em andamento, foi uma iniciativa do prefeito devido ao fato da área estar totalmente fechada. Com a abertura, as dificuldades de tráfego dos pedestres serão minimizadas.


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo