Cuiabá (MT), 21 de outubro de 2017 - 09:55

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Prefeitura de Cuiabá

15/09/2017 12:30

Equipes de saúde que atuam nas penitenciárias são capacitadas para diagnóstico da hanseníase

HUGO FERNANDES 

 

A fim de aprimorar o diagnóstico de hanseníase na população carcerária de Cuiabá, as Secretarias Municipal e de Estado de Saúde realizam, em parceria, uma capacitação destinada a cerca de 25 profissionais de saúde. São médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas Penitenciárias Feminina Ana Maria do Couto May e Central do Estado, assim como no Centro de Ressocialização de Cuiabá.

Realizado entre 9 e 17h, o curso teve início na última segunda-feira (11) e segue até a próxima sexta-feira (15). Denominada “Manejo Clínico de Hanseníase”, a capacitação tem como foco os profissionais que atuam no atendimento da população carcerária, considerada de grande vulnerabilidade. Isso porque a doença infectocontagiosa, de transmissão via respiratória,  se prolifera com maior facilidade em locais de grande aglomeração de pessoas.    

A hanseníase tem cura, não é uma doença erradicável, pois não possui vacina e os medicamentos são oferecidos gratuitamente nas unidades básicas de saúde. “O diagnóstico precoce é a principal arma contra a hanseníase. Por isso, é importante ficar atendo aos sinais como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição da sensibilidade, cãibra, dor e formigamento”, explicou Cícero Fraga de Melo, enfermeiro da Área Técnica do Programa de Hanseníase.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam, no entanto, uma queda significativa no número de novos casos registrados nos últimos anos em Cuiabá. Em 2015, foram registrados 400 novos casos. Já em 2016, foram 304. Números parciais referentes a 2017 revelam 242 registros novos da doença. Há quase 30 anos Mato Grosso permanece no topo do ranking nacional entre os estados com maior incidência. 


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo