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02/09/2017 13:23

Vistoria identifica precariedade em em escolas públicas de MT

ma fiscalização feita por técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) em 43 escolas estaduais e municipais situadas em 10 municípios de Mato Grosso constatou diversas irregularidades. O auditor público externo do TCE, Daniel Poletto, disse que foram identificadas 771 falhas, ou seja, pelo menos 18 problemas em cada.

"São problemas nas mais diversas áreas, de estrutura física, elétrica, hidráulica, problemas na merenda escolar", explicou.

A vistoria faz parte do projeto piloto "Visita às escolas", que tem o objetivo de auxiliar na correção dos problemas. Foram vistoriadas escolas nos seguintes municípios: Cáceres, Cuiabá, Várzea Grande, Figueirópolis D'Oeste, Jauru, Lambari D'Oeste, Rondonópolis, Salto do Céu, Sinop e Tangará da Serra.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) disse que a secretaria está trabalhando para melhorar a estrutura das unidades e a qualidade do ensino. Disse ainda que novas escolas vão ser inauguradas e outras 70 reformas vão ser feitas até o fim de 2018.

Segundo o relatório do TCE, 95% das escolas vistoriadas apresentaram problemas nos telhados, 79% das unidades não tinham ou estavam com extintores vencidos e 74% tinham fiação elétrica exposta.

Também foram identificadas falhas em equipamentos, como computadores, aparelhos de ar condicionado e ventiladores estragados. O TCE ainda notou muito acúmulo de lixo no entorno das escolas. "Em algumas escolas foram identificadas problemas com animais nocivos, baratas e ratos, por causa do lixo acumulado", explicou o auditor.

 

Com base nesse relatório, as secretarias responsáveis pelas escolas foram notificadas.

Das unidades fiscalizadas, 35 são da rede municipal de Cuiabá. O assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Geraldo Grossi Júnior, afirmou que medidas já estão sendo tomadas para resolver os problemas apontados pelo TCE. "Elegemos 96 escolas para fazer um trabalho de intervenção corretiva para garantir uma melhor qualidade do ambiente de trabalho para os professores e de aprendizagem para os alunos", disse. 

 

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