Cuiabá (MT), 24 de outubro de 2017 - 04:15

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Foto Destaque

03/07/2017 10:19

Taques ouve demandas e cobra empenho na reunião com diretores de Escolas Técnicas

AUGUSTO PEREIRA
Assessoria/Seciteci-MT
 
 

Começou nesta quinta-feira (26.11) o “Encontro dos Gestores das Escolas Técnicas Estaduais de Mato Grosso”. A abertura do encontro foi realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e contou com a presença do governador Pedro Taques, da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, e dos diretores das nove Escolas Técnicas do Estado (ETE). 
A Superintendente de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Fátima Possamai, responsável pelo acompanhamento e gestão das ETEs, apresentou alguns dados sobre o ensino técnico oferecido pelo Estado. Em 2015 foram abertas 129 turmas em diferentes cursos, compreendendo um total de 3.440 alunos, a maior concentração deles em Sinop e Alta Floresta. Os cursos técnicos com maior demanda são em Agropecuária, Segurança do Trabalho e Enfermagem. Além dos cursos técnicos equivalentes ao ensino médio, são oferecidas vagas no Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec). 
Na abertura os diretores se apresentaram e falaram de dificuldades na gestão das escolas devido a limitação de pessoal. Somente no segundo semestre foi possível lançar o edital de contratação de professores para o Pronatec, garantindo a manutenção das atividades em todas as escolas. 
Em seguida o governador Pedro Taques afirmou que “neste ano não caminhamos como deveríamos com relação às Escolas Técnicas, sei que precisamos melhorar e qualificar as condições laboratoriais e, igualmente importante, o quadro de servidores”. A secretária Luzia Helena Trovo agradeceu a importância dada ao encontro e destacou a necessidade de reativação do fundo para o ensino técnico e profissionalizante, previsto na legislação estadual. 
O encontro visa integrar as Políticas Setoriais da secretaria e também realizar um “Balanço das Atividades nas Escolas Técnicas” e elaborar as diretrizes de trabalho da Administração Regionalizada. As nove ETEs estão distribuídas pelo interior do estado e neste ano começaram as aulas na unidade de Cuiabá. 
Além disso, mais oito ETEs serão construídas em 2016, algumas destas estão com o processo de licitação aberto. Os diretores das ETEs e coordenadores participarão de dois dias de atividades de compartilhamento de visões e de treinamento para problemas operacionais. O diretor da ETE de Poxoréu, Ademar José dos Santos, elogiou a iniciativa e agradeceu a atenção do governador em participar do encontro, “é um sinal de que o que fazemos recebe a atenção e o acompanhamento do Governo do Estado”. O encontro se estenderá pela sexta-feira (27/11). 


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo