Cuiabá (MT), 30 de abril de 2017 - 16:01

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Foto Destaque

06/04/2017 15:13

Semob implantará linha expressa nos bairros Pedra 90 e Parque Cuiabá

BRUNO VICENTE

 

Prefeitura de Cuiabá.

Os usuários do transporte coletivo público dos bairros Pedra 90 e Parque Cuiabá passarão a contar com uma nova opção de locomoção a partir da próxima segunda-feira (10). Trata-se da implantação do projeto “Linha Expressa”, que proporcionará a otimização no tempo de viajem dos moradores que necessitam deslocar-se até a área central da cidade.

O projeto é resultado de um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, desde o início de 2017, onde foi identificado que ambos os bairros são os que mais apresentam uma superlotação nos horário de picos.

Existente já em outras cidades brasileiras, a linha expressa não prejudicará o andamento das linhas regulares e funcionará inicialmente como um projeto piloto, com a possibilidade de ser ampliada para outras regiões da Capital. Conforme explica o diretor de Transporte, Nicolau Jorge Budib, a nova opção será mais ágil que o normal, visto que o número de pontos de paradas é extremamente reduzido, se comparado as linhas convencionais. Ele lembra ainda que os ônibus possuirão uma identificação especial no próprio painel de itinerário, além de um adesivo indicando a linha expressa.

“Nossa expectativa é de que o tempo de viagem seja reduzido em ao menos 50%, pois da saída dos bairros até o centro, serão apenas duas paradas. Por conta disso, nossa orientação é para que aqueles que desejam desembarcar em outros pontos utilizem as linhas comuns, evitando qualquer tipo de transtorno”, explicou o diretor.

Itinerário

No Pedra 90, a nova linha contará com dois ônibus extras, com saídas programadas para às 6h e outro às 6h30, partindo do ponto final do bairro e passando em todos os outros pontos obrigatórios do local. A parti daí, o veículo coletivo segue até a Avenida Fernando Corrêa da Costa, onde só então fará outras duas paradas. A primeira será no ponto posterior ao viaduto da MT-040, e a segunda na parada seguinte ao viaduto Jornalista Clóvis Roberto de Queiroz, popularmente conhecido como viaduto da UFMT. A viajem desta linha será finalizada na Praça Maria Taquara.

Já a linha que atenderá o Parque Cuiabá, contará com três veículos a mais e funcionará de maneira semelhante. Parará em todos os pontos do bairro, seguindo até a Avenida Fernando Corrêa da Costa, onde também terá os mesmos dois locais de embarque e desembarque. As principais diferenças são em relação ao horário de rodagem, que será a partir das 5h30, e a parada final na Praça Bispo Dom José. 

Em ambas as ocasiões, os ônibus regressarão aos bairros, mas não farão o recolhimento de passageiros. A volta em programação “Especial” visa fazer com os mesmos retornem o mais rápido possível aos pontos de partidas e façam outras viagens. “Com todo esse trabalho acreditamos que o usuário possa ganhar mais celeridade e conforto em seu trajeto”, pontuou Nicolau. 


Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo