Cuiabá (MT), 30 de abril de 2017 - 16:06

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Foto Destaque

05/04/2017 17:31

Secretaria de Saúde realiza capacitação para Campanha Nacional contra Influenza

MARIA BARBANT

Prefeitura de Cuiabá

 

Mais de 100 profissionais de enfermagem  das unidades básicas de saúde, vão participar  nesta quinta e sexta-feira (6 e 7 de abril),  na Casa dos Conselhos, de uma atualização visando a realização da  19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Campanha  acontecerá no período de 17 a 26 de maio, e o  dia “D”,  de mobilização nacional,  será no dia 13 de maio.

A meta definida pelo Ministério da Saúde é de que sejam vacinados, pelo menos, 90% da população dos grupos considerados prioritários, que são os  trabalhadores da saúde, as crianças na faixa etária de seis (06) meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade e professores da rede pública e privada.  

Também fazem parte dos grupos considerados prioritários para vacinação contra a Influenza os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, independente da idade.

 “Todas essas informações e outras em relação à Campanha Nacional serão repassadas aos profissionais da rede pública de saúde  de Cuiabá durante a orientação técnica, atendendo as nossas necessidades de organização da distribuição das vacinas, e a operacionalização da Campanha”, explicou a Responsável Técnica (RT) do Programa de Imunização da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Michelle Jesus do Nascimento.

No ano passado Cuiabá atingiu 97,94% de cobertura vacinal contra o vírus H1N1, segundo dados da Assessoria de Planejamento  e da  Gerência de Imunização da Coordenadoria de Vigilância as Doenças e Agravos (Covida), da Vigilância em Saúde.

Saiba mais

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar ao agravamento e óbito indivíduos que apresentem fatores ou condições de risco.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias  da pessoas contaminadas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que após  contato com superfícies recém-contaminadas podem levar o agente infecciosos direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clinica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções mas, em algumas temporadas, ocorre o predomínio das cepas B.

SERVIÇO

Orientação Técnica para 19ª Campanha Nacional  de Vacinação contra a Influenza

Dias: 06 e 07 de abril

Horário: das 08:00 às 11:00 horas

Local: Casa dos Conselhos

Av. Dom Aquino, nº 184, Bairro Dom Aquino 


Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo