Cuiabá (MT), 24 de outubro de 2017 - 06:29

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Foto Destaque

03/04/2017 10:11

Prefeitura ressalta importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo

RUAN CUNHA

SME

 

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ressalta a importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo,  comemorado dia 2 de Abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

A rede municipal de Educação Especial possui 139 alunos com autismo dentre as 860 crianças especiais matriculadas na rede pública. A educação voltada para crianças com esse tipo de necessidade especial assim como deficiências múltiplas, visão, entre outras tem aumentado em 2017 devido ao trabalho referência do município.

Entre as unidades escolares referencia no quesito Educação Especial, principalmente, voltado ao autismo é a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Alzira Valadares onde oito alunos com esse tipo de necessidade estão matriculados.

Na foto acima está retratado um pouco do trabalho desenvolvido pelos alunos autistas em casos necessários, apontado por avaliação médica, sempre acompanhado de profissionais de acompanhamento do município, o chamado Cuidadora de Alunos com Deficiência (CAD).

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal, comportamental restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.

A atenção especial da pasta de Educação com os alunos com essa e outras necessidades é uma orientação do prefeito Emanuel Pinheiro, o qual caracteriza a atual gestão sob a ótica da humanização.

"A criança autista ingressada na rede de ensino regular é fundamental  para o desenvolvimento de suas habilidades. Nesses quatro anos, vamos trabalhar fortemente para garantir cada vez mais que esses alunos tenham a devida estrutura como as salas multifuncionais, importante nesse caso", ressaltou Emanuel.

A  rede pública municipal de ensino possui, atualmente, 58 salas multifuncionais que promovem uma mudança específica nas práticas pedagógicas essenciais para o desenvolvimento da crianças com necessidade especial, principalmente as com autismo.       


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo