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31/03/2017 11:35

Servidores responsáveis pelo acolhimento dos usuários passam por sensibilização

MARIA BARBANT

 

Prefeitura de Cuiabá

Foi realizado no auditório da Prefeitura de Cuiabá o curso Humanização na Recepção em Saúde. No total, 145 servidores das unidades da Atenção Secundária estão participando do primeiro módulo do Introdutório, voltado especialmente para os servidores responsáveis pelo primeiro atendimento aos usuários, nas unidades. A ideia é melhorar a relação entre os profissionais da saúde e os usuários, tornando esse atendimento mais efetivo e qualificado.

Nesse primeiro momento, participam da sensibilização, servidores da recepção e acolhimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Norte e Sul, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (CPAS), Laboratório Central de Cuiabá (Lacec), Clinicas Odontológicas e Policlínicas.

Essa mesma sensibilização será levada a toda a equipe das unidades de Saúde da Rede.

Pela manhã, as palestras abordaram temas como Gestão da Saúde no processo de Trabalho Humanizado, Atendimento e acolhida, e a Importância da Ética Profissional no processo de Trabalho, com as palestrantes, Eliete Saragioto, Karla Cristina Souza Oliveira (UFMT) e Dejenana Keila Olivira Campos (IFMT).

Na parte da tarde, a secretária adjunta de Planejamento e Operação da SMS de Cuiabá, Maria Salete Ribeiro, falou  sobre o tema “SUS e o acolhimento humanizado”. Logo depois, a técnica da Assessoria de Planejamento, Eugênia Francisca de Carvalho Caleja, abordou as Redes de Atenção à Saúde.

Após o intervalo os temas serão a Humanização e integração da Recepção das unidades da secundária com as Redes de Saúde e, fechando o encontro, “Arte de Viver”.

A diretora da Atenção Secundária, Dúbia Campos, disse durante a abertura do  curso, pela manhã, que a equipe está emprenhada  em implantar um atendimento diferenciado dentro das unidades do SUS. Ela explicou que o curso será realizado em quatro meses, e a ideia é envolver toda a equipe dos profissionais da saúde, iniciando pela recepção.

“Estamos todos empenhados em desenvolver ações no sentido de efetivamente termos um atendimento humanizado. Queremos destacar a importância da recepção no processo de trabalho de uma unidade de saúde, atendendo e acolhendo  os usuários  do SUS, daí o esforço no sentido de viabilizar essa sensibilização”.

O secretário adjunto de Assistência, Milton Correa da Costa lembrou que as pessoas que chegam as unidades buscando atendimento, estão fragilizadas e precisam ser acolhidas de forma humanizada. “Nesse sentido não mediremos esforços para apoiar nossos trabalhadores e realmente trazer a humanização para as unidades da saúde”.

Falando em nome do prefeito Emanuel Pinheiro,  o vice-prefeito Niuan Ribeiro parabenizou a equipe da Saúde e disse que a atual gestão quer estar perto do cidadão e lembrou que uma das bandeiras da atual gestão  é a humanização do  serviço público.

“Sabemos que a Saúde é um problema na nossa capital e em todo o pais, e que  muita gente sofre nas filas das nossas unidades mas, o prefeito Emanuel Pinheiro,  a nossa gestão, está profundamente empenhada em melhorar o atendimento para os usuários e isso passa pela valorização e comprometimento dos servidores”, destacou.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo, agradeceu o empenho da equipe e dos parceiros envolvidos na sensibilização, o IFMT, a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso/SES e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e lembrou que a proposta de humanização da Saúde vai desde a  qualificação, até a readequação física das unidades, com a recuperação de recursos junto ao Ministério da Saúde e melhoria nos processos de gestão.  

Ela explicou também que a abordagem começa pela equipe de acolhimento e recepção das unidades de saúde e faz parte do projeto de humanização, acolhimento e inclusão do prefeito Emanuel Pinheiro. “Essa  sensibilização e orientação será levada a toda a equipe por meio da capacitação in loco, na modalidade prática e ensino. Na prática, o que queremos é o  comprometimento dos servidores, e a efetividade do atendimento para os usuários do SUS”.  


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