Cuiabá (MT), 18 de agosto de 2017 - 23:15

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
705x90
Banner gov mt em acao 468x60  1

Eventos

06/07/2017 21:10

Sema apresenta Simcar para representantes do setor produtivo de Mato Grosso

Em operação desde o início de junho, o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) foi apresentado e detalhado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aos técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), das associações que representam o Agro em Mato Grosso e produtores rurais. A reunião aconteceu na quarta-feira (05/07), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

O Simcar substitui o sistema federal (Sicar) no gerenciamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Sema Alex Marega, o Sicar não atendia a demanda de análise dos cadastros de Mato Grosso. “Em três anos que usamos o Sicar conseguimos analisar apenas 2.500 CARs e validar só 100. Considerando que em 2013 tínhamos mais de 40 mil cadastros na base estadual, podemos dizer que houve um retrocesso, perdemos a capacidade de promover a regularização e fazer o licenciamento, com o nosso sistema queremos analisar em média 2.000 CARs por mês”.

 

O secretário afirma que além de dar celeridade ao processo de análise, o Simcar é mais seguro porque exige uma assinatura digital. O novo sistema é também mais completo e exige informações técnicas e o envio de documentos.

 

ORIENTAÇÃO – “A lei não exige a contratação de um responsável técnico por parte do produtor para fazer o cadastro, mas nós orientamos que o CAR seja feito por um profissional, pois neste novo sistema é necessário ter conhecimento de geoprocessamento”, informa a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi.

 

A gestora lembra que todos os cadastros que estavam na base do Sicar foram migrados automaticamente para o novo sistema estadual, mas o produtor precisa retificar as informações. O prazo para fazer essa retificação é de 90 dias a contar da data da publicação do Decreto que é 2 de junho de 2017.

 

"Para fazer a retificação, será necessário se cadastrar no SIGA - Sistema Integrado de Gestão Ambiental. Depois da realização do cadastro, será gerado um login e senha, após este processo será possível dar início à retificação do car. O produtor que não cumprir o prazo poderá sofrer penalidades como a suspensão de autorizações e licenciamentos" alerta Lucélia.

Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1435x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo