Cuiabá (MT), 23 de maio de 2017 - 19:38

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
Banner governo abuso infantil 468x60
Banner aniversario cuiaba rapaz 468x60
Banner governo abuso infantil 468x60

Cultura

08/05/2017 17:36

Prefeitura entrega Casa Barão com a participação do Iphan nacional

ALESSANDRA BARBOSA


Prefeitura de Cuiabá

A prefeitura de Cuiabá entregou neste sábado (06) a restauração da Casa Barão, onde funcionam o Instituto Histórico e Geográfico e a Academia Mato-grossense de Letras. Além do prefeito Emanuel Pinheiro, e dos titulares das pastas que atuaram diretamente na revitalização, Zito Adrien, Secretaria de Planejamento e Renato Anselmo Vilela, Secretaria de Cultura Esportes e Turismo o evento contou com as presenças da Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (IPHAN) Katia Bogéa e do Diretor do Pac (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas Robson Antônio de Almeida.

Após quase três anos fechada para as obras de revitalização, a Casa Barão reabriu suas portas em uma noite de muita emoção para o prefeito Emanuel Pinheiro e para as presidentes do Instituto Histórico e geográfico Elizabeth Madureira Siqueira e Marilia Beatriz Figueiredo Leite da Academia Mato-grossense de Letras. As duas presidentes,  agradeceram o empenho da Prefeitura de Cuiabá e do apoio das duas secretarias quem em conjunto realizaram um grande trabalho.

Em seu discurso, o prefeito fez questão de reforçar que a sua gestão veio para destravar as burocracias que impedem a realização de obras como essa, que beneficiam a população cuiabana e principalmente a nossa cultura. Ele também assegurou para a  presidente nacional do Iphan que até 2019, estará entregando as 15 obras restantes do PAC Cidades Historias. E ainda deu as boas vindas a ela citando alguns nomes de cuiabanos ilustres que contribuíram para história desse país, dentre os quais, o francês naturalizado cuiabano, o Almirante Augusto João Manuel Leverger (Barão de Melgaço), Dom Aquino Corrêa e Candido Mariano da Silva Rondon.  

“E com muito orgulho e emoção que eu prefeito, apaixonado por Cuiabá, estou aqui nesta noite memorável para a cultura cuiabana, entregando a restauração de uma casa que é um ícone de representativa entre as demais que ainda serão entregues. Fico muito feliz que em apenas cento e poucos dias de gestão conseguimos realizar este feito que estava parado há alguns anos. E este foi o ‘ponta pé’ inicial, para tornar o centro histórico de Cuiabá mais atrativo e lindo como a nossa Capital dos 300 anos merece. Para isso, não pouparemos esforços até inaugurarmos todas as obras do Pac Cidades históricas”, frisou prefeito.

A presidente Elisabeth Madureira Siqueira abriu os discursos, enfatizando como é importante para ela ter aquele espaço devolvido aos estudiosos e escritores daquele lugar. Lembrou também o trabalho realizado pelo ex-presidente João Carlos Vicente Ferreira. E também a alegria de receber de volta a Cada Barão pelas mãos do prefeito Emanuel. Em reconhecimento a presidente entregou a ele uma medalha.  

“Só tenho a agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro e a toda sua equipe pelo brilhante trabalho realizado por aqui. E entrego esta medalha para que ela seja símbolo dos 300 anos e que possamos distribuir mais medalhas, como essa aos que trabalham em prol da nossa cuiabania”, disse Elizabeth.

Já Marilia Beatriz Figueiredo Leite, primeiramente reforçou as palavras que a presidente Elizabeth, abordou em seu discurso incisivo. Revelando que durante esse tempo que a casa permaneceu fechada, em nenhum momento as reuniões com os acadêmicos deixaram de acontecer.

“Fizemos reuniões em todos os lugares, de Padaria a um espaço dentro de uma TV local, nunca perdi as esperanças que ainda na minha gestão a casa ainda voltaria para nos e para sociedade cuiabana. Mas o que mais me emocionou quando vi a obra pronta foi quando entrei nesta sala aqui ao lado e contemplei meu pai, Gervásio Leite, sendo homenageado com tanta delicadeza e requinte. Ali entendi este comprometimento humanizado que prefeito Emanuel Pinheiro tanto fala. Muito obrigada prefeito!” ressaltou Marilia.

Para a presidente do Iphan, Katia Bogéa, que a cerca de 30 anos está à frente do órgão, esta visita serviu para estreitar os laços entre Cuiabá e o instituto, que a partir de agora entende a força e necessidade da restauração desses patrimônios para a cidade.

“Estava em Brasília, quando recebi o convite do prefeito Emanuel Pinheiro e do secretário de planejamento Zito Adrien, para que pudesse estar aqui hoje, e está sendo para mim uma honra prestigiar esse momento tão importante para vocês. Quero aqui reforça ao prefeito que esta é a primeira de muitas outras parcerias que o Iphan pretende desenvolver junto a Cuiabá. E espero estar com vocês, se possível, comemorando a entrega de cada obra, como também nas comemorações dos 300 anos da capital. Coloco aqui o Iphan sempre de portas abertas para que juntos possamos realizar muito outros feitos a favor da cultura nacional”. Assegurou Katia.

Para os secretários Renato Anselmo Vilela e Zito Adrien essa parceria serviu para demonstrar como a união e o trabalho em conjunto traz grandes resultados para o coletivo. E que sem medir esforços foi possível devolver a Casa dentro dos moldes ansiados pelas duas instituições que ali, funcionam.

“Hoje é um dia muito importante para nossa secretaria. Conseguimos realizar um sonho, almejado pelas duas presidentes. Viemos aqui nos empenhamos e agora é só comemorar”, disse Renato.

“Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, estive em Brasília para conseguir realizar o que esta acontecendo hoje aqui. Estamos muito orgulhos de ter a presidente do Iphan e o diretor do Pac Cidades Históricas aqui presente, sem contar a alegria das presidentes e de todos os membros que fazem parte desta casa que é pura riqueza histórica”, completou Zito.

O evento também contou com a presença do Deputado Federal Valtenir Pereira.  

PAC Cidades Históricas

A restauração da Casa Barão de Melgaço está dentro do Projeto ‘PAC Cidades Históricas’. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) uma iniciativa do governo federal sob a coordenação do Ministério do Planejamento que promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país. Cuiabá foi à única cidade do Estado a entrar no projeto, e o valor calculado de todas as obras seria de R$ 10,49 milhões, que irão ainda beneficiar o MISC – Museu da Imagem e do Som, o Casarão de Bem Bem, o Casarão Irmã Dulce, entre outros, além da Praça da Mandioca e da Escadaria do Beco Alto.


Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo