Cuiabá (MT), 28 de abril de 2017 - 11:09

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/

Cultura

23/03/2017 14:13

Zito Adrien assegura entrega da Casa Barão de Melgaço

ALESSANDRA BARBOSA

 


 Prefeitura de Cuiabá

O secretário de planejamento do município, Zito Adrien, reuniu-se nesta terça-feira (22), com a presidente e o vice da Academia Mato-grossense de Letras - AML Professora Marilia Beatriz Figueiredo Leite e José Carrara, respectivamente, além da Presidente e o ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico, professora Elizabeth Madureira Siqueira e João Carlos Vicente Ferreira, para alinhar assuntos pertinentes a Casa Barão de Melgaço.

A Casa Barão de Melgaço, abriga as duas entidades e é um dos 14 casarões históricos beneficiados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), das Cidades Históricas, recurso concedido pelo Governo Federal, através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e será a primeira a ser entregue pela prefeitura.

O secretario reconheceu, que as restaurações estão em atraso. Todavia, atribui o feito à maneira em que a gestão encontrou esses patrimônios; com obras paradas e falta de acompanhamento. Dessa forma, será necessário reorganizar os trâmites técnicos e burocráticos, para então retomar a reforma e reinaugurar o espaço.

Diante disso, fez-se necessário convocar os diretores e presidentes dos institutos, já que anteriormente a secretária de Cultura havia anunciado por duas vezes, diferentes datas de entrega. Reforçou ainda, a preocupação da Prefeitura em devolver os casarões à população e aos intelectuais e historiadores que por lá se encontram. Zito, também adiantou que fará uma vistoria “in loco” acompanhado do secretario-adjunto de Cultura, Junior Leite, em conjunto com a diretoria da Casa.

“Pretendemos entregar a obra, como presente nas comemorações do aniversário de Cuiabá. Esta reunião foi para garantirmos os ajustes imprescindíveis, para que a entrega seja feita. Essa consideração foi importante por duas situações, pelo patrimônio histórico e pelo respeito que temos com as instituições que ali funcionam. Esta é uma determinação do prefeito a esta secretaria e iremos cumprir com muita vontade. No final foi possível constatar a satisfação deles em saber que estamos empenhados neste resultado tanto quanto eles,” ressaltou o secretário.  

Ao final da reunião, a presidente Marilia Beatriz e os demais representantes, relataram que sentiram suas reivindicações atendidas e que em breve poderão regressar as suas atividades no local.

“A AML, se sente coroada de êxito, porque a nossa “Casa”, a Casa Barão de Melgaço vai estar de volta aos seus confrades e confreiras, bem como o Instituto Histórico e Geográfico aos seus professores, pesquisadores e alunos. Estamos encantados com o tratamento dado pelo Prefeito Emanuel Pinheiro e seus secretários com a nossa situação. Essa sim foi uma reunião de alto nível. Estamos com uma gestão cuiabana que sabe a importância da nossa cultura. Muito obrigada,” agradeceu a professora.  

Zito Adrien, ainda comunicou a todos que convidou a Presidente do Iphan (Instituto Histórico e Geográfico), Kátia Bogéa para a inauguração da Casa Barão de Melgaço, e que na próxima semana estará indo à Brasília formalizar o convite.


Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo