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Brasil

04/09/2017 15:56

Apenas 6% dos cursos obtêm conceito máximo no Enade 2016

do G1 
 

Apenas 6% dos cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2016 conseguiram conceito máximo na prova (veja, abaixo, lista dos cursos avaliados). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O desempenho das universidades federais é melhor do que o da rede privada. As federais tiveram 43% das instituições com conceito 4 e 16% com o conceito 5. Enquanto isso, nas privadas, os percentuais foram, respectivamente de 19% e 3%.

A Universidade de São Paulo (USP) chegou a fazer o Enade em uma "experiência piloto" no anos de 2013-2014, mas como sua adesão é facultativa, a instituição optou por não participar nas demais edições por ter divergências com o modelo de avaliação adotado, de acordo com sua assessoria de imprensa.

O Enade avalia o quanto os estudantes dominam os conteúdos específicos do seus cursos e da formação geral. A participação na prova é obrigatória: sem ela, o universitário não consegue pegar o diploma.

Entre os cursos de bacharelado avaliados, o índice mais alto de comparecimento à prova foi dos concluintes do curso de medicina. Já o maior índice de falta ficou com os universitários de educação física, que tiveram 83% de comparecimento.

A partir de novembro, o governo federal deve divulgar outros dois índices que tomam a prova do Enade como base, que são o Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). Eles ainda estão em processamento e vão incluir, além do desempenho dos alunos, questões como corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e ainda a avaliação dos cursos pós-graduação de cada instituição junto a Capes. No ano passado, 11% dos cursos de graduação tiveram conceito abaixo da média no CPC.

Como é a estrutura da prova do Enade

Ela tem 40 questões, divididas em duas partes. A primeira, com 10 itens, é a Formação Geral (FG). Nela são abordados temas como sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Na segunda parte, com 30 questões, o Componente Específico (CE) considera os conteúdos de cada profissão.


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