Cuiabá (MT), 23 de outubro de 2017 - 02:42

Cuiabá
Carregando...

? ºC

/
572x90
Banner gov mt em acao 468x60  2

Artigos

07/08/2017 12:01

Pedra de amolar

Coltri Junior

 

Na noite do dia 11 de setembro de 2011, o cantor Beto Guedes realizou um show em São Paulo para a gravação de um DVD comemorativo aos seus 50 anos de idade. Chama a atenção o entusiasmo do cantor, tímido que é quando sobe aos palcos.

Há uma canção nesse DVD que chama mais a atenção, Pedras Rolando, que tem a participação do Tony Garrido. Nela, a felicidade do cantor mineiro transborda.

Isso é muito interessante porque a composição fala de relacionamentos, de ajuda, de companheirismo, de compartilhamento. Uma das estrofes diz mais ou menos assim: sou um cão sem dono a tecer os fios da canção; bichos das esquinas; pedra de amolar, de tirar o limo do som.

Isso é bem o que somos e o que devemos ser: seres livres que estão à disposição dos outros, mesmo que seja de um modo rústico, simples, como a pedra de amolar, ajudando as outras pessoas a afiarem os seus instrumentos para que possam crescer como seres humanos. Mais: sermos aqueles que ajudam as pessoas a saírem da mesmice, que acreditem em seu potencial e que possam seguir em frente. O som, metáfora daquilo que é bom, não pode ficar parado, ganhando umidade, criando limo. A beleza e a capacidade não podem ficar estacionárias.

Gosto de ver a empolgação do cantor na música, pois, para mim, ele é exatamente essa pedra de amolar. Todas as vezes em que fico meio para baixo, em que a cegueira do corte daquilo que tenho como ferramenta, no sentido da precisão que o meu trabalho necessita, ouço suas canções e amolo, afio meus instrumentos. E aquilo que estava ladeira abaixo, inverte a direção. E isso não vale só para ele, Beto Guedes, mas, também, para tantas pessoas mais próximas ou mais distantes (geograficamente falando), que também visito, mesmo que virtualmente, e recebo a dose que precisava para seguir em frente.

E assim, vamos reunindo as tribos, repartindo viagens sobre o sol. Pedra de amolar é isso: estar junto para repartir as experiências e seguir em frente, cada vez sendo melhor. É se preparar para o tem que ser feito e fazê-lo, ser persistente. Mais que isso, esperar pelos resultados, ter paciência, que as coisas acontecerão. E assim, Beto Guedes termina a canção: e para sempre é o que tem que ser; na luz de sua clara presença: seja o que for! Pense nisso, se quiser, é claro!

Prof. Coltri Junior é palestrante, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos. Website: www.coltri.com.br - E-mail: coltri@coltri.com.br facebook.com/coltrijunior.


Plenário Mato Grosso - Central de Notícias, aqui você é informado com *Credibilidade **Dinamismo ***Seriedade e ****Conceito

Plenário Mato Grosso

Rua João Bento, 592-A
Bairro Quilombo
Cuiabá - Mato Grosso

plenariomtcomercial@gmail.com

imprensaplenariomt@gmail.com

contato@plenariomt.com.br

Busca

Redes Sociais

1170x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo